A StoryTalks foi criada em 2017, mas nossa história começa muito antes disso.

Cerca de 12 anos antes, Bruno Scartozzoni e Paulo Ferreira trabalhavam em duas agências de comunicação concorrentes e, mesmo sem se conhecerem, disputavam clientes e prêmios.

Bruno frequentava salas de cinema com seu pai desde os 7 anos de idade. Mais tarde, quando começou a trabalhar com comunicação, percebeu que sua paixão por histórias poderia ser útil para criar campanhas mais impactantes. Foi assim que ele se interessou por storytelling, sendo um dos pioneiros do assunto no Brasil.

Paulo desde cedo descobriu o rock e, logo depois, as guitarras. Participar de bandas fez com que ele se acostumasse aos palcos e ao público desde cedo. Essas experiências, junto com sua carreira em comunicação, foram importantes para que se tornasse um dos preparadores de palestrantes mais requisitados do país.

Em 2013 eles finalmente se conheceram, pelo Facebook, e alguns anos depois viriam a criar um curso inédito sobre falar em público, unindo as técnicas das TED Talks com o encanto do storytelling. O Workshop StoryTalks teve sua primeira edição em 2017, já com ingressos esgotados. De lá para cá vieram dezenas de edições, abertas e in-company, em diversas capitais brasileiras e grandes empresas.

A partir disso não demorou muito para que clientes nos procurassem com outras demandas, e foi assim que a StoryTalks se tornou uma consultoria de narrativa e expressão. Mas o que isso significa?

Nós ajudamos empresas e pessoas a alcançarem seus objetivos por meio de histórias poderosas. Trabalhamos criando estratégias e conteúdos para marcas, preparando pessoas para falarem em público, fazendo curadoria para eventos e, claro, continuamos em turnê com nossos cursos.

Contar histórias move o mundo. Contar histórias é o que nos move.

Bruno Scartozzoni

Fundador

Bruno Scartozzoni é um dos pioneiros do storytelling corporativo no Brasil, trabalhando com e ministrando cursos sobre o assunto há 12 anos.

Graduado em administração pública e pós-graduado em administração de empresas, em ambos os casos pela EAESP-FGV, começou sua carreira trabalhando com planejamento em agências de comunicação. Em sua trajetória já atendeu multinacionais, startups, governos e candidatos.

Como professor já palestrou em grandes eventos e deu aula em instituições como ESPM, ECA-USP, FGV, FIAP, Harvard Business Review e Universidade de Coimbra.

Traduziu e comentou o livro Storytelling: Aprenda a Contar Histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e Outras Lendas da Liderança, editado pela HSM.

Paulo Ferreira

Fundador

Paulo Ferreira é preparador de palestrantes; consultor em desenvolvimento organizacional; colunista do The São Paulo Times, terapeuta transpessoal e autor publicado no Brasil, Europa e Estados Unidos.

Voluntário do TEDx desde 2015, em 2017 e 2018 foi selecionado para o TEDFEST NY; evento oficial organizado pelo TEDx para preparação de 500 voluntários e organizadores do mundo todo. Atualmente faz parte do Team TEDxPAC; o TEDx do Palo Alto College, nos EUA.

É publicitário, roteirista, músico e compositor e fundou a Wasaby Innovation. Atuou como diretor de criação e conteúdo em TV, vídeo e passou por alguns dos mais importantes grupos de comunicação do Brasil (Talent, DPZ, Publicis e Grupo Total).

Renata Bravo

Diretora comercial

Formada em Comunicação pela PUC -SP, atuou nas maiores agências do mercado promocional como Incentive House (Grupo Accor Brasil), Grupo Total Com, e LTM (Vertem). Através de histórias de motivação, principalmente no mercado de Incentivo, desenvolveu sua trajetória realizando campanhas, premiações, eventos e ações promocionais.

Em mais de 25 anos de experiência na área comercial e atendimento, levou soluções em produtos e serviços a grandes empresas nacionais e multinacionais. Após muitas experiências, inclusive como empreendedora, decidiu mudar o rumo de sua própria história.

Ao querer escrever novas linhas para esta trajetória, houve um encontro: Ela achou uma nova história e as novas histórias também a encontraram. 

E é assim que hoje ela leva ferramentas poderosas de narrativa e expressão, para que pessoas e empresas possam mover a si mesmas e o mundo.